Zippo, o Cachorro de Verdade…

Refúgio na Montanha - M.Zaoboni Photo ></dt><dd class=

Zippo em sua primeira viagem à Visconde de Mauá, na Cachoeira do Escorrega em Maromba.

Os nossos cães sempre tiveram presenças marcantes em nossas vidas, mas foi em 2003 que um cachorro muito especial passou a fazer parte nossa grande família.

Zippo, um labrador chocolate muito inteligente, obediente, brincalhão, carinhoso e principalmente muito amigo.

Na época éramos assíduos frequentadores de Visconde de Mauá e subíamos a serra quase todos os finais de semana. Ficávamos acampados no Camping Barragens, na beira do rio, em Maringá. E o Zippo começou a fazer parte da nossa história viajando conosco não só para Mauá, mas para qualquer lugar que fôssemos. Aquelas vivências eram especiais, pois assim havia espaço para correr, brincar, andar nas trilhas, entrar no rio e nadar. E o melhor de tudo é que estávamos todos sempre juntos.

No entanto, durante a semana, Zippo era obrigado a voltar a ser um “Cão Normal” como a maioria dos cães domésticos, passando intermináveis horas dentro de um apartamento aguardando o momento do próximo passeio. Aquela espera criava uma ansiedade enorme e o deixava fora de controle quando o levávamos para caminhar. Aliás, caminhar era praticamente impossível. Havia um local, próximo de casa, onde levávamos o Zippo todos os dias. Era uma praça bem espaçosa e gramada onde os cães e seus donos se encontravam todas as tardes. Enquanto os cães brincavam aproveitávamos para conversar e trocar ideias sobre os nossos pets.

A rotina continuou por um ano até que o Zippo, sem qualquer motivo aparente, começou a desenvolver algumas lesões na pele e uma acentuada queda de pelo. Levamos ao veterinário que nos sugeriu procurar um especialista no assunto. Ficamos desconfiados de algum fungo ou algo que tenha se desenvolvido a partir da grama da praça ou dos banhos semanais. Então começamos uma bateria de exames que resultaram em um diagnóstico de Hipotireoidismo. Estávamos confiantes de que havíamos conseguido encontrar uma solução para o problema do Zippo, pois havíamos feito um gasto considerável com exames, biópsias e principalmente investindo em uma médica veterinária renomada. Os medicamentos prescritos foram cortisona e um hormônio para cavalos, só comercializado no Jockey Club. Bom, já dá para imaginar que não seria um tratamento barato, pois seria diário e até o fim da vida do nosso amigo.

No início do tratamento o Zippo deu uma melhorada e parecia que estávamos no caminho certo, no entanto, com o passar do tempo percebemos que ele nunca ficava 100% curado. E então, em uma ocasião na praça, após quase um ano de tratamento, uma amiga e dona de um cão da raça Beagle nos alertou que o Zippo poderia não ter Hipotireoidismo, já que o cão dela sofria há muito tempo deste mal e os sintomas seriam completamente diferentes. E nos deu o telefone da veterinária que já tratava o Duque.

Bom, para encurtar a história, fomos parar em uma médica veterinária, pesquisadora e especialista em dermatologia, que suspendeu todos os medicamentos que o Zippo estava usando e prescreveu ciclos de vacinas para controlar uma possível alergia. De fato, o nosso amigo começou a melhorar, finalmente as feridas desapareceram e os pelos pararam de cair.

Arquivo 25-04-16 16 50 37

Zippo fazendo uso da nossa “lama medicinal”.

Só tem um “pequeno detalhe”, pois antes de iniciarmos as vacinas fizemos uma mudança radical em nossas vidas e saímos da confusão do Rio para morar em nosso rancho na serra. E é óbvio que o Zippão foi conosco.

Não sei em que ponto resolvemos interromper os ciclos de vacina para alergia. De fato ele continuava tendo contato com grama (e também muitas outras variedades de mato e insetos) e os banhos deixaram de ser semanais e passaram a ser praticamente diários, pois ele entrava na piscina todos os dias ou buscava uma boa poça de lama para se refrescar. Sabemos que ele nunca mais teve qualquer tipo de problema parecido, o que nos faz crer que o “novo” estilo de vida proporcionou a sua cura.

Arquivo 26-04-16 15 40 26

Família reunida em passeio na roça: Nós, Toro (em primeiro plano), Lolla (sentada) e Zippo (deitado).

E essa nova filosofia canina de vida consiste principalmente em ficar solto 24 horas por dia com a opção de sair a qualquer momento para qualquer lugar sem ter que avisar. Aos poucos conseguimos enxergar um cão mais calmo e muito mais conectado aos seus instintos e à sua real natureza, sem deixar de ser obediente e o amigo carinhoso que sempre foi. A partir daí começamos a entender o literal significado de “o cão chupando manga”, ou melhor, comendo abacate. Após 11 anos de liberdade total e sem nenhum problema relevante de saúde, chego a conclusão que essa é a vida que todo cão deveria levar, deixando de ser completamente dependente, tendo a chance de se transformar em um Cachorro de Verdade.


Pensando neste conceito, passamos a oferecer aos nossos hóspedes a possibilidade de presentear os seus cães com um pouquinho deste “Dog Way of Life” e passarem sua estada junto aos seu melhores amigos.

Aceitamos cães de todos os tipos, pretos, brancos ou multicoloridos, grandes ou pequenos, machos ou fêmeas, adultos, filhotes ou idosos, não importa…   O importante é que sejam dóceis e sociáveis, que não representem perigo às pessoas nem causem danos à propriedade.

Pedimos aos donos avisar antes da reserva, lembrando que também temos outros cães no local, além do Zippão. E que se comprometam em não permitir o cão em cima das camas, sofás e tapetes, trazendo colchonete e cobertores para esta finalidade, pois eventuais danos causados pelo cão são da inteira responsabilidade do seu dono.


Saiba mais

welcome_dogs_post

Info e Reservas


Leia as nossas Regras
2016 © Rancho São Jorge, Todos os direitos reservados.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s